Pular para o conteúdo principal

Como ir bem no Enem? Saiba tudo sobre as provas


Faltam pouco menos de um mês para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, e sempre me perguntam qual é a fórmula para obter uma boa nota nas provas e assim ingressar em uma Universidade pública ou privada. Bom, primeiro: não existe fórmula concreta, a não ser dedicação, estudar muito e força de vontade. Juntando esses três ''ingredientes'' mais a confiança e convicção de que você consegue, você acaba chegando lá!

O primeiro de tudo é saber qual o curso que queres cursar. Medicina? Jornalismo? Direito? Arquitetura? Engenharia? Sabendo o que queres, pode ter uma base em quanto tirar no Enem para conseguir ingressar na Universidade da sua escolha. Geralmente os cursos mais concorridos, como Medicina, Direito, Jornalismo e engenharias são os que mais pesam nos processos de seleção de ingresso em universidades, como o ProUni e SISU. Estes cursos costumam ficar na nota de corte entre 600 a 800 e por isso é importante estudar e se dedicar ao máximo! Isso não significa que quando abrir as inscrições para estes processos (ProUni e Sisu) a nota já estará nesse valor, às vezes costuma ficar um pouco abaixo de 600, pois a cada dia as notas vão mudando até o último dia de inscrições, que costuma ser de uma semana, mas é importante saber que é nessa faixa que costuma ficar. Beleza? =)

As provas do Enem  são divididas em quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (incluindo redação); Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias. 

O exame é realizado em dois dias de um final de semana. No sábado, os alunos respondem a 90 questões e são avaliados nas provas de Ciências Humanas que abrange História, Geografia, Filosofia e Sociologia, e em Ciências da Natureza, com questões de Física, Química e Biologia.

No domingo, as provas são de Matemática, com 45 questões, assim como, Linguagens e Códigos que contemplam Língua portuguesa e Literatura Brasileira, Língua estrangeira, o aluno opta por Inglês ou Espanhol, Artes e Educação Física. O aluno ainda deve produzir um texto.

O método de avaliação tem um caráter probabilístico e por isso tem um número elevado de questões que devem ser feitas em 4h30minutos, o que significa que o exame deve ser realizado com uma velocidade de 3 minutos por questão, o que para a grande maioria dos alunos é muito difícil de ser executado.  A redação também tem tempo previsto de uma hora, apertado também para a grande parte dos alunos.

Durante meu período de preparação, optei por estudar aquilo que tinha mais dificuldade, ou seja, dei ênfase para as matérias que eu tinha mais dificuldade. O bom do Enem é que ele exige do aluno raciocínio lógico, sendo que a maioria das questões é de cunho atual. Então, é importante estar atualizado nas principais notícias dos últimos anos, acontecimentos históricos e etc, até mesmo para que você possa escrever uma boa redação. 

Para realizar as provas, o aluno deverá apresentar documento de identificação (RG), levar uma caneta de cor preto transparente, uma garrafa de água (se quiser) sem o rótulo, e caso for levar o celular, os monitores pedirão para que o desligue, tire a bateria e coloque dentro de um saco plástico que eles mesmo irão disponibilizar aos candidatos. O saquinho plástico com o celular deverá ficar abaixo da classe, caso tiver uma superfície. Se não, deverá ficar no chão, ao lado esquerdo. É importante destacar também a questão do horário, ou seja, chegar sempre meia hora antes da abertura dos portões, para que não haja um atraso, até mesmo pela questão do trânsito. 

Então, não esqueça: revise os conteúdos que você ainda tem dificuldade, faça exercícios, refaça provas do Enem de edições anteriores e leia muito, pois o conhecimento vem através da leitura qualificada. 

Boa sorte e espero que você atinja seus objetivos!

Se tiver alguma pergunta sobre as provas, pode deixar nos comentários abaixo ou enviar via Facebook. :)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que fazer no feriadão de Carnaval?

Gente, hoje resolvi escrever um pouquinho sobre o Carnaval, frisando mais ''o que fazer'' nesta data. Acredito que muitas pessoas, assim como eu, não curtem muita folia e agitação por aí. Quando criança, eu amava assistir o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro, acompanhava todas e me encantava com o glamour de tudo isso. Bom, hoje, pensando bem, já não tenho tanto gosto por essa festa tão agitada que faz parte da "cultura" do nosso país. Respeito quem ama Carnaval, mas acredito que, ao invés de tanta dedicação a toda essa festa, poderia-se gastar com o que o nosso país necessita.  Mudando o norte do post, não estou aqui para criticar essa data, mas sim dar algumas sugestões bem legais para quem não curte o Carnaval e quer aproveitar fazendo alguma coisa bacana. Eu, geralmente, gosto de ler um livro, assistir um filme, andar de bicicleta, fazer coisas mais ''culturais'' e "saudáveis" como se diz! Até mesmo porque a mai

Quadros com frases na decoração

Hoje eu tô bem inspirado! =) Pra quem ama decoração e quer deixar o ambiente mais feliz, eu trouxe esse post para mostrar alguns exemplos de quadros com frases bem legais para compor a decoração da sua casa! Além de deixar bonito, traz consigo uma bagagem de coisas boas! Há vários modelos legais com diferentes tipos de frases - em português e também em inglês - que fazem aquela diferença quando a parede parece estar sem vida e sem graça!  Confira os modelos!  E aí, me contem, o que acharam?   Que tal investir nos quadros com frases para dar aquele UP na decoração da sua casa? ;-) Curta nossa página no Facebook para ficar por dentro de tudo que rola no Blog Matheus Miranda. <3

4 tendências masculinas para Outono/Inverno 2017

O tempo não passa, ele voa! Recentemente, há poucos meses, eu fiz um post falando sobre as tendências masculinas da primavera/verão. E finalmente chegou a hora de falarmos sobre a estação queridinha por muitos de nós, o outono/inverno 2017. E já te adianto, tem muita tendência bombástica vindo por aí, direto das semanas de moda do mundo todo! Bora conferir?  1 - VERDE MILITAR & PEÇAS COM ESTAMPA CAMUFLADA O verde militar estará em alta neste outono/inverno 2017. Casacos, camisas e calças, com ou sem estampa camuflada, são algumas das apostas de grandes marcas internacionais nas semanas de moda do mundo todo! Chique, né? 2 - JAQUETA COM FORRO DE PELE DE OVELHA (SHEARLING JACKET) A jaqueta com pelo foi uma febre alguns anos atrás, vocês lembram? Era pelo de vários modelos, pra tudo que é lado (kkkkkkk). Quem não queria os ter nas bordas dos capuzes? haha, a novidade é que ela está de volta como imitação de pelo de ovelha, ou mais conhecido como shearlin