Pular para o conteúdo principal

Parabéns, Porto Alegre: 6 lugares para visitar na Capital Gaúcha


A capital gaúcha tem sua cultura muito bem preservada, seja na história, arquitetura ou no acervo em homenagem a grandes nomes que aqui viveram e construíram a história de Porto Alegre.

Geralmente, não temos conhecimento cultural sobre o lugar que moramos. Porto Alegre oferece uma variedade de programações culturais e o legal é que a maioria é com entrada gratuita. 

Em comemoração aos 244 anos da nossa querida capital gaúcha, separei alguns museus e centros culturais que você precisa conhecer, tanto para turistas como para habitantes da nossa amável Porto Alegre.

Confere aí:

O acervo deste museu, um dos principais do estado, reúne 2650 obras tombadas de artistas nacionais e internacionais, das quais há predominância da arte gaúcha da segunda metade do século XX. Além e ser referência para o estudo, conservação e divulgação da arte no Rio Grande do Sul, o local possui bistrô, café, loja e terraço panorâmico.
Endereço: Praça da Alfândega, s/n – Centro
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 19h
Telefone: (51) 3227-2311
Entrada: Gratuita


O espaço, criado para preservar a cultura gaúcha, foi inaugurado em setembro de 1996. O prédio, que pertencia aos Correios e Telégrafos, foi tombado em 1980 pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e restaurado para manter suas características originais e adequá-lo para a instalação do Memorial. Nele, os visitantes podem conferir diversos objetos como mapas, gravuras, fotos, livros, imagens iconográficas e depoimentos importantes sobre os principais fatos ocorridos no Rio Grande do Sul.
Endereço: Rua Sete de Setembro, 1020 - Centro (Praça da Alfândega)
Horário de funcionamento: terça a sábado, das 10h às 17h; domingos e feriados, das 13h às 17h
Telefone: (51) 3227-0882
Entrada: Gratuita


4 - Casa de Cultura Mario Quintana
Neste centro cultural funcionava o Hotel Majestic, que abrigou um dos maiores poetas brasileiros, Mário Quintana, entre os anos de 1968 e 1982.
Os espaços da Casa de Cultura contemplam cinema, música, artes visuais, dança, teatro e literatura, entre outras atividades.
No 6º andar do prédio está localizado o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, que tem, em seu acervo, obras recentes de artistas gaúchos e brasileiros, como Ângelo Venosa, Carlos Fajardo, Iole de Freitas, Karin Lambrecht, Marco Gianotti, Nuno Ramos e Vera Chaves Barcellos, entre outros.
Endereço:  R. dos Andradas, 736 - Centro Histórico
Horário de funcionamento: segunda, das 14h às 21h; de terça a sexta, das 9h às 21h; sábado e domingo, das 12h às 21h
Telefone: (51) 3221-7147
Entrada: Gratuita


O museu tem como objetivo conservar, catalogar e promover a obra do pintor gaúcho Iberê Camargo (1914 - 1994). A Fundação foi criada um ano após sua morte por iniciativa de sua viúva, para quem ele deixou seu acervo artístico. As memórias da vida do artista foram retratadas em mais de sete mil obras, entre pinturas, desenhos, gravuras e guaches, e estão guardadas neste museu que leva o seu nome. Também estão na programação da Fundação atividades como mostras, oficinas, cursos, seminários, encontros com artistas e estudos diversos sobre a obra de Iberê e sobre questões ligadas à arte contemporânea.
Endereço: Av. Padre Cacique, 2000 - Cristal
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 12h às 19h
Telefone: (51) 3247-8000
Entrada: Gratuita


6 - Santander Cultural
O edifício tem sua arquitetura bancária do início do século 20 preservada, apesar de cuidadosamente adaptada para ser um moderno centro de arte e cultura. Com o objetivo de fomentar as artes visuais, o cinema, a música e o conhecimento, o espaço sedia sessões de cinema, shows, exposições e oficinas permanentes.
Endereço: Rua Sete de Setembro, 1028 - Centro (Praça da Alfândega)
Horário: terça a sexta, das 10h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 19h
Telefone: (51) 3287-5500
Entrada: Gratuita


E aí, que tal separar um tempinho para conhecer culturalmente a nossa capital?

Siga o Blog nas redes sociais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que fazer no feriadão de Carnaval?

Gente, hoje resolvi escrever um pouquinho sobre o Carnaval, frisando mais ''o que fazer'' nesta data. Acredito que muitas pessoas, assim como eu, não curtem muita folia e agitação por aí. Quando criança, eu amava assistir o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro, acompanhava todas e me encantava com o glamour de tudo isso. Bom, hoje, pensando bem, já não tenho tanto gosto por essa festa tão agitada que faz parte da "cultura" do nosso país. Respeito quem ama Carnaval, mas acredito que, ao invés de tanta dedicação a toda essa festa, poderia-se gastar com o que o nosso país necessita.  Mudando o norte do post, não estou aqui para criticar essa data, mas sim dar algumas sugestões bem legais para quem não curte o Carnaval e quer aproveitar fazendo alguma coisa bacana. Eu, geralmente, gosto de ler um livro, assistir um filme, andar de bicicleta, fazer coisas mais ''culturais'' e "saudáveis" como se diz! Até mesmo porque a mai

Quadros com frases na decoração

Hoje eu tô bem inspirado! =) Pra quem ama decoração e quer deixar o ambiente mais feliz, eu trouxe esse post para mostrar alguns exemplos de quadros com frases bem legais para compor a decoração da sua casa! Além de deixar bonito, traz consigo uma bagagem de coisas boas! Há vários modelos legais com diferentes tipos de frases - em português e também em inglês - que fazem aquela diferença quando a parede parece estar sem vida e sem graça!  Confira os modelos!  E aí, me contem, o que acharam?   Que tal investir nos quadros com frases para dar aquele UP na decoração da sua casa? ;-) Curta nossa página no Facebook para ficar por dentro de tudo que rola no Blog Matheus Miranda. <3

Óculos de lentes redondas volta a ser sucesso

Os óculos redondos já não são mais novidade no mundo da moda. Eles foram febre entre a década de 70 e 80 e estão de volta para mostrar que ainda podem fazer o maior sucesso! Você usou eles em alguma ocasião? O estilo de John Lennon ( ex beatles ) é referência para quem quer investir no acessório.  Não existe uma regra imposta quando se fala sobre moda, pois estilo é algo bastante pessoal, cada um tem o seu. Celebridades como Ozzy Osbourne, Beyoncé, Elton John, Lady Gaga, Johnny Depp já aderiram à tendência! É importante saber que o óculos redondo vem cheio de personalidade e estilo e quem o usa será alvo de vários olhares. Na hora da compra, é necessário provar o acessório para saber se é o modelo ideal para seu tipo de rosto. O óculos redondo não é indicado para quem tem o rosto redondo, pois deixa a aparência ainda mais redonda na sua face. O ideal é que as lentes cubram os olhos e a região das olheiras.  Notem que ele combina com chapéus, que também é uma