Pular para o conteúdo principal

Como se preparar para os vestibulares?


Oi, pessoal!
Tudo certo com vocês?

Hoje estou aqui para compartilhar com vocês a minha experiência de como foi se preparar para os vestibulares: vestibular em universidade federal+Enem.

Bem, se preparar para os vestibulares requer muita dedicação. Não há mágica nenhuma que te faça entrar na faculdade se você não tiver persistência, foco e força de vontade. Sempre aprendi que quando temos um sonho, devemos ir atrás dele e nos dedicarmos muito para alcançá-lo. Essa é a premissa que sigo e que meus pais sempre me passaram, desde então.

É importante deixar claro que não investi num cursinho pré vestibular, por várias questões. Então optei por estudar em casa!

O ano era 2013, e eu estava concluindo o ensino médio. Era uma correria danada! Formatura, estágio, estudar para o vestibular, ir bem nas provas da escola... e por aí vai! Mas com uma única meta: ingressar na faculdade no ano seguinte. Todo vestibulando precisa ter um objetivo de qual curso quer fazer e qual universidade prestar o vestibular. No meu caso, eu já tinha em mente duas coisas: estudar muito para tentar ingressar na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), e o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Pois bem, logo no início do meu último ano de ensino médio (2013), eu organizei uma planilha com foco no que eu precisava estudar para os vestibulares e todo o material que precisaria. Ou seja, como eu queria tentar a UFRGS, fiz pesquisas sobre as provas dos vestibulares anteriores, leituras obrigatórias, conteúdos que mais pesavam e etc. Assim funcionou com o Enem também. 

Como eu não tinha muito tempo para estudar, pois fazia estágio, num primeiro momento eu estudava quando conseguia. Todo o minuto era sagrado. Então, no ônibus, no intervalo, ou quando tinha pelo menos 10 minutos, eu estava com uma apostila, lendo alguma coisa!

Depois chegou um certo momento em que eu precisava estudar mais. Então, optei por abrir mão do estágio que fazia para dar preferência aos estudos. Com um maior tempo, eu organizei minha rotina da seguinte forma: estudava de segunda a sexta-feira, e aos finais de semana reservava para lazer e descanso (porque sim, precisamos), mas sempre tinha um find em que eu estava grudado em algum livro. Durante a semana, como eu estudava de manhã, acordava duas horas antes do início das aulas, ( entre 05 e 06h da manhã) e aproveitava para ler e marcar tudo aquilo que pra mim era importante saber.

Depois quando eu chegava da escola, eu concentrava nos exercícios e nas anotações e marcações que fazia durante a manhã. E assim funcionava minha rotina de estudos. 

É importante ressaltar que cada dia da semana eu destinava às matérias que mais tinha dificuldade e baseado naquilo que as provas dos vestibulares apresentavam. 

Cada vestibulando tem uma forma de se organizar! Eu procurei me organizar da maneira que ficava mas flexível pra mim. É importante ter planejamento, organização e muito foco se você quer ingressar em uma universidade federal, ou então tentar uma bolsa integral de estudos em universidade particular através do Enem!

Para finalizar esse post, minha dica pra quem está nesta rotina de preparação é acrescentar nessa receita todos os ingredientes principais: dedicação, persistência, força de vontade, foco e confiança! Tudo dá certo!



Curtiu esse post? Então me segue lá nas redes sociais! Ajuda aí! <3

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que fazer no feriadão de Carnaval?

Gente, hoje resolvi escrever um pouquinho sobre o Carnaval, frisando mais ''o que fazer'' nesta data. Acredito que muitas pessoas, assim como eu, não curtem muita folia e agitação por aí. Quando criança, eu amava assistir o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro, acompanhava todas e me encantava com o glamour de tudo isso. Bom, hoje, pensando bem, já não tenho tanto gosto por essa festa tão agitada que faz parte da "cultura" do nosso país. Respeito quem ama Carnaval, mas acredito que, ao invés de tanta dedicação a toda essa festa, poderia-se gastar com o que o nosso país necessita.  Mudando o norte do post, não estou aqui para criticar essa data, mas sim dar algumas sugestões bem legais para quem não curte o Carnaval e quer aproveitar fazendo alguma coisa bacana. Eu, geralmente, gosto de ler um livro, assistir um filme, andar de bicicleta, fazer coisas mais ''culturais'' e "saudáveis" como se diz! Até mesmo porque a mai

Quadros com frases na decoração

Hoje eu tô bem inspirado! =) Pra quem ama decoração e quer deixar o ambiente mais feliz, eu trouxe esse post para mostrar alguns exemplos de quadros com frases bem legais para compor a decoração da sua casa! Além de deixar bonito, traz consigo uma bagagem de coisas boas! Há vários modelos legais com diferentes tipos de frases - em português e também em inglês - que fazem aquela diferença quando a parede parece estar sem vida e sem graça!  Confira os modelos!  E aí, me contem, o que acharam?   Que tal investir nos quadros com frases para dar aquele UP na decoração da sua casa? ;-) Curta nossa página no Facebook para ficar por dentro de tudo que rola no Blog Matheus Miranda. <3

Óculos de lentes redondas volta a ser sucesso

Os óculos redondos já não são mais novidade no mundo da moda. Eles foram febre entre a década de 70 e 80 e estão de volta para mostrar que ainda podem fazer o maior sucesso! Você usou eles em alguma ocasião? O estilo de John Lennon ( ex beatles ) é referência para quem quer investir no acessório.  Não existe uma regra imposta quando se fala sobre moda, pois estilo é algo bastante pessoal, cada um tem o seu. Celebridades como Ozzy Osbourne, Beyoncé, Elton John, Lady Gaga, Johnny Depp já aderiram à tendência! É importante saber que o óculos redondo vem cheio de personalidade e estilo e quem o usa será alvo de vários olhares. Na hora da compra, é necessário provar o acessório para saber se é o modelo ideal para seu tipo de rosto. O óculos redondo não é indicado para quem tem o rosto redondo, pois deixa a aparência ainda mais redonda na sua face. O ideal é que as lentes cubram os olhos e a região das olheiras.  Notem que ele combina com chapéus, que também é uma