Pular para o conteúdo principal

Escolhendo a profissão: por onde começar?


Saber o que queremos ser futuramente é algo que já vem desde a infância. Lembro-me que, durante minha infância, comentava muito com meus pais e na Escola que queria ser professor quando crescesse. Essa era uma das minhas vontades e ideias do que queria, mas com o passar do tempo acabei revendo meus gostos e optei por outra profissão.

Pois bem! Escolher a profissão parece ser uma tarefa tão simples. Pode até ser! Pesquisas apontam que a maioria dos jovens tem dificuldade para escolher uma profissão. Alguns geralmente já carregam consigo esse dom de saber o que querem seguir no futuro e acabam exercendo exatamente isso. Mas outras ficam indecisas entre duas ou mais áreas e não sabem como descobrir a profissão na qual se encaixam.


Não sei vocês, mas eu acredito muito na questão que precisamos fazer aquilo que realmente amamos, não se preocupando se o salário é alto ou baixo. A maioria das pessoas de hoje se frustram em suas profissões porque simplesmente não fazem o que gostam. Não há amor depositado! Por isso, destaco aqui neste post que você deve escolher a profissão que ama, aquilo que vai te dar prazer de exercer no dia a dia. Ganha bem ou mal ($$$$)? Não interessa! Ninguém é feliz fazendo o que não gosta.

Desde criança, eu sempre sabia que queria ser professor. Ao passar dos anos e descobrindo novas áreas que poderiam me dar melhores possibilidades de desenvolver meu potencial, acabei revendo alguns conceitos e tentando articular minhas habilidades a outras áreas.

Entre a oitava série do ensino fundamental e o primeiro ano do ensino médio, eu já estava bem convicto que seria Jornalismo a minha profissão. Então acabei pesquisando mais sobre a área, contatando profissionais e interagindo com quem já estava fazendo a faculdade.

Leia também: Ensino Médio, faculdade e futuro: como lidar com isso?

Escolhi o Jornalismo por alguns motivos: gosto de me comunicar; gosto de conhecer novas pessoas; gosto de uma rotina diferente no dia a dia; gosto de falar sobre vários assuntos; gosto de Português; gosto de escrever e ainda existem outros motivos que me impulsionaram a fazer esta escolha. 

Se você está indeciso e não sabe o que escolher, eis algumas dicas básicas:

- Faça uma autoavaliação de si mesmo: a sua profissão deve estar articulada com a matéria que você mais gosta na escola. Por exemplo, se você gosta mais de matemática, química ou física, deve seguir uma profissão da área das exatas. Se for Português, línguas estrangeiras, deve optar pela área das Linguagens. Se for História, Geografia, Sociologia ou Filosofia, pode ter certeza que é a área das Humanas.

- Conheça bem suas áreas de interesse: Procure conhecer bem a si mesmo, procure listar os seus principais interesses, talentos e defeitos (ou melhor, pontos que precisa melhorar);

- Pesquise as profissões que você tem mais afinidade e converse com profissionais da área;

- Acompanhe, se possível, o dia a dia da profissão que você quer seguir através de uma pessoa que já a vivencia;

- Não escolha sua profissão na última hora. Pesquise, converse, se informe. Terás tempo de sobra.

Espero ter ajudado vocês e que tenham gostado do post. Deixe seu comentário e conte-me como você escolheu sua profissão.


Acompanhe o Blog nas redes sociais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ouça agora a playlist completa da novela Terra e Paixão

Que a novela Terra e Paixão, exibida pela TV Globo, tem despertado cada vez mais a atenção dos telespectadores não temos dúvidas. Com personagens que carregam vários segredos, a trama conta a história de Aline, uma mulher determinada que vive em Nova Primavera com seu marido Samuel e filho. Após o assassinato de Samuel, Aline luta para manter suas terras contra a família do poderoso produtor rural Antônio La Selva. Com a ajuda de Jonatas, primo de Samuel, Aline aprende sobre o agronegócio. Ela se aproxima dos irmãos Caio e Daniel, filhos de Antônio, e descobre novos sentimentos. Enquanto isso, Antônio e sua esposa Irene manipulam a situação visando os interesses de seus filhos. A trama envolve amor, ambição e segredos, com Petra, irmã de Caio e Daniel, buscando herdar a fortuna da família. A novela conta com uma música marcante na abertura. A canção escolhida para embalar a novela é uma versão especial de "Sinônimos", originalmente interpretada por Chitãozinho & Xororó, ...

Ensino médio, faculdade e futuro: como lidar com isso?

Hoje mesmo comecei a pensar e fazer uma retrospectiva dos meus 3 últimos anos, isso de 2013 até o ano presente e percebi o quanto o tempo não anda, ela simplesmente voa! Se você está no último ano do ensino médio e se preparando para ingressar em uma Universidade, vai entender bem! No post de hoje, quero compartilhar com vocês um pouco da minha experiência como estudante, desde quando saí do ensino médio, realização de vestibulares e o ingresso na Faculdade.  Meu último ano escolar foi em 2013, quando eu ainda estagiava, no turno da tarde, em um órgão público aqui no RS. Iniciei o ano de 2013 convicto de que queria ingressar, no ano seguinte, na faculdade e que me dedicaria o ano todo em estudos para o Enem e o vestibular da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Desde então, comecei a maratona de estudos e preparação para a realização dos vestibulares. Foi então que pedi desligamento do estágio, em julho de 2013, para ter um tempinho a mais para estudar, pois...

O que comprar na 25 de Março?

Na última semana viajei para São Paulo em uma viagem cultural de estudos. Claro que quem vai pra São Paulo sempre tem a ideia de ir na famosa Rua 25 de Março, que disponibiliza produtos pela metade do preço. Aproveitando a ocasião, dei uma passadinha rápida para fazer umas ''comprinhas básicas'' (hahaha). Bora conferir? Na 25 de Março há uma variedade de coisas que você pode comprar, desde bijuterias (que ficam na faixa de 2,99, 3,99 e vai aumentando o preço conforme a qualidade do produto), roupas (camisetas masculinas por 30,00; blusas femininas por 25,00), calçados, utensílios para o lar, eletrônicos, bolsas, mochilas, oferecendo grande variedade para todos os gostos! O que comprei na 25 de Março? Não fui a São Paulo com o objetivo de fazer muitas compras, então comprei aquilo que achava que precisava ou que me identificava. 1 - Bastão de Selfie - em algumas lojas pagamos entre 50,00 reais para mais. Na 25 de Março paguei 15 reais, e o materia...