Pular para o conteúdo principal

Parabéns, Porto Alegre: 6 lugares para visitar na Capital Gaúcha


A capital gaúcha tem sua cultura muito bem preservada, seja na história, arquitetura ou no acervo em homenagem a grandes nomes que aqui viveram e construíram a história de Porto Alegre.

Geralmente, não temos conhecimento cultural sobre o lugar que moramos. Porto Alegre oferece uma variedade de programações culturais e o legal é que a maioria é com entrada gratuita. 

Em comemoração aos 244 anos da nossa querida capital gaúcha, separei alguns museus e centros culturais que você precisa conhecer, tanto para turistas como para habitantes da nossa amável Porto Alegre.

Confere aí:

O acervo deste museu, um dos principais do estado, reúne 2650 obras tombadas de artistas nacionais e internacionais, das quais há predominância da arte gaúcha da segunda metade do século XX. Além e ser referência para o estudo, conservação e divulgação da arte no Rio Grande do Sul, o local possui bistrô, café, loja e terraço panorâmico.
Endereço: Praça da Alfândega, s/n – Centro
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 19h
Telefone: (51) 3227-2311
Entrada: Gratuita


O espaço, criado para preservar a cultura gaúcha, foi inaugurado em setembro de 1996. O prédio, que pertencia aos Correios e Telégrafos, foi tombado em 1980 pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e restaurado para manter suas características originais e adequá-lo para a instalação do Memorial. Nele, os visitantes podem conferir diversos objetos como mapas, gravuras, fotos, livros, imagens iconográficas e depoimentos importantes sobre os principais fatos ocorridos no Rio Grande do Sul.
Endereço: Rua Sete de Setembro, 1020 - Centro (Praça da Alfândega)
Horário de funcionamento: terça a sábado, das 10h às 17h; domingos e feriados, das 13h às 17h
Telefone: (51) 3227-0882
Entrada: Gratuita


4 - Casa de Cultura Mario Quintana
Neste centro cultural funcionava o Hotel Majestic, que abrigou um dos maiores poetas brasileiros, Mário Quintana, entre os anos de 1968 e 1982.
Os espaços da Casa de Cultura contemplam cinema, música, artes visuais, dança, teatro e literatura, entre outras atividades.
No 6º andar do prédio está localizado o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, que tem, em seu acervo, obras recentes de artistas gaúchos e brasileiros, como Ângelo Venosa, Carlos Fajardo, Iole de Freitas, Karin Lambrecht, Marco Gianotti, Nuno Ramos e Vera Chaves Barcellos, entre outros.
Endereço:  R. dos Andradas, 736 - Centro Histórico
Horário de funcionamento: segunda, das 14h às 21h; de terça a sexta, das 9h às 21h; sábado e domingo, das 12h às 21h
Telefone: (51) 3221-7147
Entrada: Gratuita


O museu tem como objetivo conservar, catalogar e promover a obra do pintor gaúcho Iberê Camargo (1914 - 1994). A Fundação foi criada um ano após sua morte por iniciativa de sua viúva, para quem ele deixou seu acervo artístico. As memórias da vida do artista foram retratadas em mais de sete mil obras, entre pinturas, desenhos, gravuras e guaches, e estão guardadas neste museu que leva o seu nome. Também estão na programação da Fundação atividades como mostras, oficinas, cursos, seminários, encontros com artistas e estudos diversos sobre a obra de Iberê e sobre questões ligadas à arte contemporânea.
Endereço: Av. Padre Cacique, 2000 - Cristal
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 12h às 19h
Telefone: (51) 3247-8000
Entrada: Gratuita


6 - Santander Cultural
O edifício tem sua arquitetura bancária do início do século 20 preservada, apesar de cuidadosamente adaptada para ser um moderno centro de arte e cultura. Com o objetivo de fomentar as artes visuais, o cinema, a música e o conhecimento, o espaço sedia sessões de cinema, shows, exposições e oficinas permanentes.
Endereço: Rua Sete de Setembro, 1028 - Centro (Praça da Alfândega)
Horário: terça a sexta, das 10h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 19h
Telefone: (51) 3287-5500
Entrada: Gratuita


E aí, que tal separar um tempinho para conhecer culturalmente a nossa capital?

Siga o Blog nas redes sociais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ouça agora a playlist completa da novela Terra e Paixão

Que a novela Terra e Paixão, exibida pela TV Globo, tem despertado cada vez mais a atenção dos telespectadores não temos dúvidas. Com personagens que carregam vários segredos, a trama conta a história de Aline, uma mulher determinada que vive em Nova Primavera com seu marido Samuel e filho. Após o assassinato de Samuel, Aline luta para manter suas terras contra a família do poderoso produtor rural Antônio La Selva. Com a ajuda de Jonatas, primo de Samuel, Aline aprende sobre o agronegócio. Ela se aproxima dos irmãos Caio e Daniel, filhos de Antônio, e descobre novos sentimentos. Enquanto isso, Antônio e sua esposa Irene manipulam a situação visando os interesses de seus filhos. A trama envolve amor, ambição e segredos, com Petra, irmã de Caio e Daniel, buscando herdar a fortuna da família. A novela conta com uma música marcante na abertura. A canção escolhida para embalar a novela é uma versão especial de "Sinônimos", originalmente interpretada por Chitãozinho & Xororó, ...

Ensino médio, faculdade e futuro: como lidar com isso?

Hoje mesmo comecei a pensar e fazer uma retrospectiva dos meus 3 últimos anos, isso de 2013 até o ano presente e percebi o quanto o tempo não anda, ela simplesmente voa! Se você está no último ano do ensino médio e se preparando para ingressar em uma Universidade, vai entender bem! No post de hoje, quero compartilhar com vocês um pouco da minha experiência como estudante, desde quando saí do ensino médio, realização de vestibulares e o ingresso na Faculdade.  Meu último ano escolar foi em 2013, quando eu ainda estagiava, no turno da tarde, em um órgão público aqui no RS. Iniciei o ano de 2013 convicto de que queria ingressar, no ano seguinte, na faculdade e que me dedicaria o ano todo em estudos para o Enem e o vestibular da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Desde então, comecei a maratona de estudos e preparação para a realização dos vestibulares. Foi então que pedi desligamento do estágio, em julho de 2013, para ter um tempinho a mais para estudar, pois...

O que comprar na 25 de Março?

Na última semana viajei para São Paulo em uma viagem cultural de estudos. Claro que quem vai pra São Paulo sempre tem a ideia de ir na famosa Rua 25 de Março, que disponibiliza produtos pela metade do preço. Aproveitando a ocasião, dei uma passadinha rápida para fazer umas ''comprinhas básicas'' (hahaha). Bora conferir? Na 25 de Março há uma variedade de coisas que você pode comprar, desde bijuterias (que ficam na faixa de 2,99, 3,99 e vai aumentando o preço conforme a qualidade do produto), roupas (camisetas masculinas por 30,00; blusas femininas por 25,00), calçados, utensílios para o lar, eletrônicos, bolsas, mochilas, oferecendo grande variedade para todos os gostos! O que comprei na 25 de Março? Não fui a São Paulo com o objetivo de fazer muitas compras, então comprei aquilo que achava que precisava ou que me identificava. 1 - Bastão de Selfie - em algumas lojas pagamos entre 50,00 reais para mais. Na 25 de Março paguei 15 reais, e o materia...