Pular para o conteúdo principal

Como se preparar para os vestibulares?


Oi, pessoal!
Tudo certo com vocês?

Hoje estou aqui para compartilhar com vocês a minha experiência de como foi se preparar para os vestibulares: vestibular em universidade federal+Enem.

Bem, se preparar para os vestibulares requer muita dedicação. Não há mágica nenhuma que te faça entrar na faculdade se você não tiver persistência, foco e força de vontade. Sempre aprendi que quando temos um sonho, devemos ir atrás dele e nos dedicarmos muito para alcançá-lo. Essa é a premissa que sigo e que meus pais sempre me passaram, desde então.

É importante deixar claro que não investi num cursinho pré vestibular, por várias questões. Então optei por estudar em casa!

O ano era 2013, e eu estava concluindo o ensino médio. Era uma correria danada! Formatura, estágio, estudar para o vestibular, ir bem nas provas da escola... e por aí vai! Mas com uma única meta: ingressar na faculdade no ano seguinte. Todo vestibulando precisa ter um objetivo de qual curso quer fazer e qual universidade prestar o vestibular. No meu caso, eu já tinha em mente duas coisas: estudar muito para tentar ingressar na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), e o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Pois bem, logo no início do meu último ano de ensino médio (2013), eu organizei uma planilha com foco no que eu precisava estudar para os vestibulares e todo o material que precisaria. Ou seja, como eu queria tentar a UFRGS, fiz pesquisas sobre as provas dos vestibulares anteriores, leituras obrigatórias, conteúdos que mais pesavam e etc. Assim funcionou com o Enem também. 

Como eu não tinha muito tempo para estudar, pois fazia estágio, num primeiro momento eu estudava quando conseguia. Todo o minuto era sagrado. Então, no ônibus, no intervalo, ou quando tinha pelo menos 10 minutos, eu estava com uma apostila, lendo alguma coisa!

Depois chegou um certo momento em que eu precisava estudar mais. Então, optei por abrir mão do estágio que fazia para dar preferência aos estudos. Com um maior tempo, eu organizei minha rotina da seguinte forma: estudava de segunda a sexta-feira, e aos finais de semana reservava para lazer e descanso (porque sim, precisamos), mas sempre tinha um find em que eu estava grudado em algum livro. Durante a semana, como eu estudava de manhã, acordava duas horas antes do início das aulas, ( entre 05 e 06h da manhã) e aproveitava para ler e marcar tudo aquilo que pra mim era importante saber.

Depois quando eu chegava da escola, eu concentrava nos exercícios e nas anotações e marcações que fazia durante a manhã. E assim funcionava minha rotina de estudos. 

É importante ressaltar que cada dia da semana eu destinava às matérias que mais tinha dificuldade e baseado naquilo que as provas dos vestibulares apresentavam. 

Cada vestibulando tem uma forma de se organizar! Eu procurei me organizar da maneira que ficava mas flexível pra mim. É importante ter planejamento, organização e muito foco se você quer ingressar em uma universidade federal, ou então tentar uma bolsa integral de estudos em universidade particular através do Enem!

Para finalizar esse post, minha dica pra quem está nesta rotina de preparação é acrescentar nessa receita todos os ingredientes principais: dedicação, persistência, força de vontade, foco e confiança! Tudo dá certo!



Curtiu esse post? Então me segue lá nas redes sociais! Ajuda aí! <3

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ouça agora a playlist completa da novela Terra e Paixão

Que a novela Terra e Paixão, exibida pela TV Globo, tem despertado cada vez mais a atenção dos telespectadores não temos dúvidas. Com personagens que carregam vários segredos, a trama conta a história de Aline, uma mulher determinada que vive em Nova Primavera com seu marido Samuel e filho. Após o assassinato de Samuel, Aline luta para manter suas terras contra a família do poderoso produtor rural Antônio La Selva. Com a ajuda de Jonatas, primo de Samuel, Aline aprende sobre o agronegócio. Ela se aproxima dos irmãos Caio e Daniel, filhos de Antônio, e descobre novos sentimentos. Enquanto isso, Antônio e sua esposa Irene manipulam a situação visando os interesses de seus filhos. A trama envolve amor, ambição e segredos, com Petra, irmã de Caio e Daniel, buscando herdar a fortuna da família. A novela conta com uma música marcante na abertura. A canção escolhida para embalar a novela é uma versão especial de "Sinônimos", originalmente interpretada por Chitãozinho & Xororó, ...

Ensino médio, faculdade e futuro: como lidar com isso?

Hoje mesmo comecei a pensar e fazer uma retrospectiva dos meus 3 últimos anos, isso de 2013 até o ano presente e percebi o quanto o tempo não anda, ela simplesmente voa! Se você está no último ano do ensino médio e se preparando para ingressar em uma Universidade, vai entender bem! No post de hoje, quero compartilhar com vocês um pouco da minha experiência como estudante, desde quando saí do ensino médio, realização de vestibulares e o ingresso na Faculdade.  Meu último ano escolar foi em 2013, quando eu ainda estagiava, no turno da tarde, em um órgão público aqui no RS. Iniciei o ano de 2013 convicto de que queria ingressar, no ano seguinte, na faculdade e que me dedicaria o ano todo em estudos para o Enem e o vestibular da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Desde então, comecei a maratona de estudos e preparação para a realização dos vestibulares. Foi então que pedi desligamento do estágio, em julho de 2013, para ter um tempinho a mais para estudar, pois...

O que comprar na 25 de Março?

Na última semana viajei para São Paulo em uma viagem cultural de estudos. Claro que quem vai pra São Paulo sempre tem a ideia de ir na famosa Rua 25 de Março, que disponibiliza produtos pela metade do preço. Aproveitando a ocasião, dei uma passadinha rápida para fazer umas ''comprinhas básicas'' (hahaha). Bora conferir? Na 25 de Março há uma variedade de coisas que você pode comprar, desde bijuterias (que ficam na faixa de 2,99, 3,99 e vai aumentando o preço conforme a qualidade do produto), roupas (camisetas masculinas por 30,00; blusas femininas por 25,00), calçados, utensílios para o lar, eletrônicos, bolsas, mochilas, oferecendo grande variedade para todos os gostos! O que comprei na 25 de Março? Não fui a São Paulo com o objetivo de fazer muitas compras, então comprei aquilo que achava que precisava ou que me identificava. 1 - Bastão de Selfie - em algumas lojas pagamos entre 50,00 reais para mais. Na 25 de Março paguei 15 reais, e o materia...