Pular para o conteúdo principal

Aluna de escola pública aprende francês em casa e é aprovada na Sorbonne

As primeiras aulas de francês começaram na cozinha de casa, onde a filha virou aluna e a mãe, professora. Naquela época, Natália Marques não sabia que as lições iriam levá-la tão longe: hoje ela estuda letras modernas na Universidade Paris-Sorbonne. 
Mas o caminho até a França não foi simples. Natália sempre estudou em escolas públicas e a família não tinha dinheiro para matricular nenhum dos três filhos em um curso de idiomas. "Eu vi que os primos dela aprendiam inglês desde criança. Então eu disse 'filha, não posso pagar, mas vou te ensinar o que eu sei", conta a mãe Sandra Marques, que aprendeu as primeiras palavras em francês com uma amiga e depois ganhou uma bolsa para estudar o idioma na adolescência.
Sem dinheiro para um curso da filha, a mãe instalou um quadro branco na cozinha e começou a ensinar Natália aquilo que sabia. Sandra é professora de educação infantil e, por causa da fluência em francês, nas horas vagas trabalha como baby sitter (babá) em casa de famílias estrangeiras que moram no Brasil.
Por influência da mãe, Natália também começou a trabalhar cuidando de crianças francesas no horário de folga da escola. Em 2012, foi convidada para acompanhar uma família francesa que iria voltar para o país.
"Fiz cursinho e fui aceita na PUC com bolsa integral pelo Prouni. Mas, para minha surpresa, no primeiro semestre de aula recebi uma proposta para ser au pair [babá] na França e não hesitei: larguei tudo e vim para cá", diz.
Ficou quase um ano trabalhando por lá e voltou com um novo sonho: fazer uma faculdade na França. Foi um longo ano de preparação para o exame de proficiência, com muitas horas de estudo em casa, e a seleção. "Tinha dias que não aguentava mais estudar e tudo parecia tão impossível que tinha vontade de chutar o balde. Mas minha mãe sempre dizia que eu era inteligente e que podia ir longe", diz

Arquivo pessoalNatália Marques aprendeu francês em casa com a mãe
"Quando li o e-mail dizendo que tinha sido aceita na Sorbonne, as lágrimas caíram involuntariamente. Chorei em silêncio. Depois li o e-mail mais uma vez e então comecei a gritar e a dar risada ao mesmo tempo. Pensei que a minha mãe fosse desmaiar", diz.
Há cinco meses em Paris, Natália mora na casa dos pais do namorado e viveu boa parte desse tempo com os cerca de 200 euros que a família conseguia mandar mensalmente. Assim que chegou conseguiu um emprego, mas teve que abandoná-lo para dar conta dos estudos.
"Sempre soube que o ensino na escola pública no Brasil era precário, mas vindo para cá senti na pele essa diferença. Os outros alunos sabem um pouco sobre tudo. Alguns até me ensinam coisas sobre a história do Brasil que eu mesma não conhecia. Às vezes é vergonhoso", diz. "Eu sinto que tenho progredido, e esse segundo semestre já está bem melhor que o primeiro.  Os professores são bem compreensivos e estão sempre à disposição, isso ajuda bastante".
Agora com um novo emprego, ela busca outra moradia e pretende ajudar outros brasileiros que sonham em estudar na França. "Estou desenvolvendo um blog e um canal no YouTube para ajudar e incentivar pessoas que querem vir para cá", conta.

FONTE: UOL EDUCAÇÃO

Me sigam nas redes sociais e acompanhem o blog:
Facebook: fb.com/BlogMatheusMiranda
Instagram: @matheusmirandareal
Twitter: @MathewsMirannda

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quadros com frases na decoração

Hoje eu tô bem inspirado! =) Pra quem ama decoração e quer deixar o ambiente mais feliz, eu trouxe esse post para mostrar alguns exemplos de quadros com frases bem legais para compor a decoração da sua casa! Além de deixar bonito, traz consigo uma bagagem de coisas boas! Há vários modelos legais com diferentes tipos de frases - em português e também em inglês - que fazem aquela diferença quando a parede parece estar sem vida e sem graça!  Confira os modelos!  E aí, me contem, o que acharam?   Que tal investir nos quadros com frases para dar aquele UP na decoração da sua casa? ;-) Curta nossa página no Facebook para ficar por dentro de tudo que rola no Blog Matheus Miranda. <3

O que fazer no feriadão de Carnaval?

Gente, hoje resolvi escrever um pouquinho sobre o Carnaval, frisando mais ''o que fazer'' nesta data. Acredito que muitas pessoas, assim como eu, não curtem muita folia e agitação por aí. Quando criança, eu amava assistir o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro, acompanhava todas e me encantava com o glamour de tudo isso. Bom, hoje, pensando bem, já não tenho tanto gosto por essa festa tão agitada que faz parte da "cultura" do nosso país. Respeito quem ama Carnaval, mas acredito que, ao invés de tanta dedicação a toda essa festa, poderia-se gastar com o que o nosso país necessita.  Mudando o norte do post, não estou aqui para criticar essa data, mas sim dar algumas sugestões bem legais para quem não curte o Carnaval e quer aproveitar fazendo alguma coisa bacana. Eu, geralmente, gosto de ler um livro, assistir um filme, andar de bicicleta, fazer coisas mais ''culturais'' e "saudáveis" como se diz! Até mesmo porque a mai

É fã de Ed Sheeran? Então você precisa ouvir essas músicas

Não vou mentir, me tornei fã das músicas do Ed Sheeran desde o lançamento de Thinking Out Loud  e, com a estreia desse novo álbum, o DIVIDE  ÷ , que já bateu 1 bilhão de views no You Tube, tenho escutado todos os dias essas músicas. Confesso que agora me tornei fã de carteirinha nº 1. 😂😂 E para a alegria de muitos, o cantor fará quatro apresentações no Brasil em Maio, começando por  Curitiba, no dia 23 de maio, Rio de Janeiro, no dia 25, São Paulo, no dia 28, e encerra a turnê no dia 30 em Belo Horizonte. (Para ver os valores dos ingressos, clique aqui ). E para dar um up no final de semana de vocês, trouxe a playlist oficial com todas as músicas lançadas no novo álbum. Mas já vou avisando: prepare-se para se emocionar com essas músicas, elas estão realmente sensacionais ! 💗💗 Qual a música favorita de vocês desse novo álbum? Espero que tenham gostado! Bom final de semana pra vocês! 😍 Um abraço virtual, Matheus.