Pular para o conteúdo principal

Dúvidas frequentes sobre o Enem


Faltam dois dias para a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, que tem por objetivo testar os conhecimentos de estudantes e inseri-los em universidades, por meio dos programas de ingresso ao ensino superior. Sempre surgem dúvidas e ansiedade nos últimos dias que antecedem as provas e para ajudá-los, reuni em um único post algumas dicas para orient-a-los. :) Bora conferir?! =)

O que levar para a realização das provas do Enem?

Para a realização das provas, você DEVE levar: caneta esferográfica de tinta preto, com o corpo transparente, como mostra a foto abaixo.

Posso usar algum outro material, como lápis, celular e calculadora?

Não. De acordo com o edital, o participante não pode levar: lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações e dispositivos eletrônicos. São vedados no ato de realização das provas: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3 ou similares, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie, receptores ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens. Tampouco é permitido portar armas de qualquer espécie, mesmo com documento de porte.

O que faço com meu celular e outros equipamentos?

O participante deverá guardar, antes do início do exame, em embalagem porta-objetos fornecida na sala de prova, o telefone celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados e outros objetos proibidos. A embalagem porta-objetos deverá ser lacrada e mantida embaixo da carteira do participante até o final das provas.

Pode levar algo para comer? Pode! Desde que não seja algo que atrapalhará a realização das provas, ou seja, uma dica é levar uma barrinha de chocolate pequena.

Onde consultar meu local de prova?

Os locais de provas, neste ano, devem ser consultadas via internet, no site do Enem 2015.

Leia também: Como ir bem no Enem? Saiba tudo sobre as provas


O que acontece se o local de provas designado for longe da minha casa?

Confira com antecedência o local de provas e, se possível, compareça ao lugar para ter uma ideia de quanto tempo levará para chegar, a fim de não se atrasar. Não é possível alterar o local indicado para a realização do exame.

Que documento preciso levar no dia da prova?

Segundo o edital, é obrigatória a apresentação de documento de cédula de identidade (RG) expedida pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, e pela Polícia Federal; identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros; identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenham validade como documento de identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), emitida após 27 de janeiro de 1997; Certificado de Dispensa de Incorporação; Certificado de Reservista; passaporte; Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997; e identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006.

Preciso conferir o nome e o número de inscrição no caderno de prova?

Sim. É responsabilidade do participante ler e conferir os dados registrados nos cartões-resposta, na folha de redação, na lista de presença e nos demais documentos do exame. O participante também deve marcar no cartão-resposta a cor do caderno de questões e transcrever a frase apresentada na capa do caderno de questões. São itens de segurança do exame. Se seus dados não estiverem corretos, você deve notificar o chefe de sala.

De quanto tempo disponho para responder às questões?

No primeiro dia de provas (24 de outubro), você tem quatro horas e trinta minutos para responder às questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No segundo dia de provas (25 de outubro), serão cinco horas e trinta minutos - uma hora a mais que no primeiro dia - para responder às questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e elaborar uma redação. No segundo dia, também é feita a prova de língua estrangeira, segundo a opção feita pelo participante no momento da inscrição no Enem.

Posso levar comida e água?

Pode. Água e comida não são proibidas, desde que a garrafa de água seja sem o rótulo, com o corpo transparente.

Depois de quanto tempo posso sair do local de provas?

A saída definitiva dos locais de provas está autorizada após duas horas do início do exame.

Posso levar o caderno de questões para casa?

O participante tem que esperar até 30 minutos antes do término da prova para levar o caderno de questões para casa.

Horários

Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília), sendo proibida a entrada do participante após o fechamento dos portões.
A aplicação das provas terá início às 13h30 (horário oficial de Brasília), em todos os estados (UF). A partir das 13h os participantes deverão aguardar em sala de provas até que seja autorizado o início da aplicação, que será às 13h30, após procedimento de segurança, sob pena de eliminação do exame.

Estando ciente dessas regras, desejo a todos que farão o Enem boa sorte e sucesso no que planejam para o futuro!

Curta a página do Blog no Facebook.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que fazer no feriadão de Carnaval?

Gente, hoje resolvi escrever um pouquinho sobre o Carnaval, frisando mais ''o que fazer'' nesta data. Acredito que muitas pessoas, assim como eu, não curtem muita folia e agitação por aí. Quando criança, eu amava assistir o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro, acompanhava todas e me encantava com o glamour de tudo isso. Bom, hoje, pensando bem, já não tenho tanto gosto por essa festa tão agitada que faz parte da "cultura" do nosso país. Respeito quem ama Carnaval, mas acredito que, ao invés de tanta dedicação a toda essa festa, poderia-se gastar com o que o nosso país necessita.  Mudando o norte do post, não estou aqui para criticar essa data, mas sim dar algumas sugestões bem legais para quem não curte o Carnaval e quer aproveitar fazendo alguma coisa bacana. Eu, geralmente, gosto de ler um livro, assistir um filme, andar de bicicleta, fazer coisas mais ''culturais'' e "saudáveis" como se diz! Até mesmo porque a mai

Quadros com frases na decoração

Hoje eu tô bem inspirado! =) Pra quem ama decoração e quer deixar o ambiente mais feliz, eu trouxe esse post para mostrar alguns exemplos de quadros com frases bem legais para compor a decoração da sua casa! Além de deixar bonito, traz consigo uma bagagem de coisas boas! Há vários modelos legais com diferentes tipos de frases - em português e também em inglês - que fazem aquela diferença quando a parede parece estar sem vida e sem graça!  Confira os modelos!  E aí, me contem, o que acharam?   Que tal investir nos quadros com frases para dar aquele UP na decoração da sua casa? ;-) Curta nossa página no Facebook para ficar por dentro de tudo que rola no Blog Matheus Miranda. <3

Óculos de lentes redondas volta a ser sucesso

Os óculos redondos já não são mais novidade no mundo da moda. Eles foram febre entre a década de 70 e 80 e estão de volta para mostrar que ainda podem fazer o maior sucesso! Você usou eles em alguma ocasião? O estilo de John Lennon ( ex beatles ) é referência para quem quer investir no acessório.  Não existe uma regra imposta quando se fala sobre moda, pois estilo é algo bastante pessoal, cada um tem o seu. Celebridades como Ozzy Osbourne, Beyoncé, Elton John, Lady Gaga, Johnny Depp já aderiram à tendência! É importante saber que o óculos redondo vem cheio de personalidade e estilo e quem o usa será alvo de vários olhares. Na hora da compra, é necessário provar o acessório para saber se é o modelo ideal para seu tipo de rosto. O óculos redondo não é indicado para quem tem o rosto redondo, pois deixa a aparência ainda mais redonda na sua face. O ideal é que as lentes cubram os olhos e a região das olheiras.  Notem que ele combina com chapéus, que também é uma